http://www.adrianofilipe.com

geral@adrianofilipe.com

 

Navegação

 » Eu, Adriano Filipe
 » O meu Clube - Até 12.06.2016
 » O meu Concelho
 » A minha Freguesia

 

 » A Minha Biografia
 » Meus Apontamentos
 » Minha Galeria
 » Minhas Fotografias
 » Na Comunicação Social
 » Ser Cidadão

 

 

 

» Página Inicial » Eu, Adriano Filipe

 

 

 

 

Eléctrico de Sintra volta hoje à Praia das Maçãs

( Sábado, 15 de Agosto de 2009 )

Foi com surpresa, mas com alguma emoção, que li hoje no Diário de Noticias, uma notícia ilustrada com fotos, publicada por Luís Galrão, que o eléctrico voltou a funcionar novamente entre a Ribeira e a Praia das Maçãs, noticia essa há muito esperada pelos Sintrenses e não só.

Com a devida vénia a transcrevo na íntegra.  

Adriano Filipe

 

Retomado funcionamento depois de ano  e meio de interrupção. Circuito só estará activo aos fins-de-semana até Setembro. Seguir-se-ão  novas obras e o objectivo é reabrir o serviço definitivamente em Abril de 2010.

O eléctrico de Sintra retoma hoje as viagens até à Praia das Maçãs, depois de ano e meio de interrupção a partir da Ribeira de Sintra. No entanto, a viagem só será possível aos fins-de-semana e até Setembro, data em que a circulação deverá ser novamente suspensa. "Para já, irá funcionar até Outubro, depois será reavaliada a continuação ou não", explica o presidente Fernando Seara.

Já Valdemar Alves parece não ter dúvidas. "Vamos encerrar em Outubro porque as grandes intervenções não podem ser feitas com a linha em funcionamento", revela o responsável pela manutenção. "Queremos reabrir em Abril e já não encerrar. A ideia é retomar o funcionamento normal na Páscoa e se for possível formar guarda-freios em número suficiente, poderemos funcionar todos os dias em Agosto do próximo ano", avança.

A reabertura do troço suspenso depois das fortes chuvadas de Fevereiro de 2008 só foi possível após a construção de muros de contenção. "O eléctrico esteve parado por questões de segurança, após três pequenos descarrilamentos, mas já foram repostas as condições mínimas de segurança", explica Seara.

Ontem, a chegada do velhinho número sete à praia, na viagem de reabertura da linha, foi recebida com os aplausos de moradores e comerciantes locais. "Sinto-me bastante feliz, porque o eléctrico é uma mais-valia para a freguesia e para a praia. Recebi muitas queixas dos munícipes e fui persistente na câmara, mas tive e fui pedindo paciência e finalmente chegou o dia", revela Rui Santos, presidente da Junta de Colares.

Desde o início, na Estefânia de Sintra, até ao fim da linha, já na Praia das Maçãs, a viagem demorou mais de uma hora. A bordo, autarcas e jornalistas, para demonstrar que a linha é segura. "Como viram, os únicos percalços foram as pessoas que estacionaram na linha", afirmava Seara no terminal da Praia das Maçãs.

A viagem ficou marcada por três interrupções. "Este é o nosso problema normal, agora mais evidente porque as pessoas não estão habituadas", revela Valdemar Alves. Numas das situações em que não foi possível encontrar o proprietário foi precisa a força de braços do vice-presidente e do vereador das Obras Municipais, entre outros, para desviar o utilitário estacionado junto à linha.

Uma viagem normal deverá demorar "apenas" 45 minutos mas "os passageiros não podem vir com pressa, porque a linha tem um carácter mais lúdico", refere Valdemar Alves. A meio da viagem, mostrou com orgulho as oficinas onde estão estacionados os 14 eléctricos comprados desde 1903. "Aproveitámos a paragem para fazer a recuperação das carruagens, algumas originais", conta. A próxima empreitada será a recuperação do carro número três. "Tem um grande valor histórico, porque foi feito de propósito para Sintra com apenas cinco janelas laterais, em vez das tradicionais seis a oito.

Novo 'shoping' vai pagar as obras

As obras de recuperação do eléctrico de Sintra vão durar até 2011 e irão ser pagas pela empresa proprietária do futuro centro comercial Fórum Sintra. "Conseguimos um acordo de mecenato cultural que permitirá a reabilitação integral da linha desde a ribeira até à praia", explica Seara. A empreitada chegou a ser anunciada para 2008, mas a autarquia apenas fez pequenas intervenções. "As obras não avançaram devido às questões financeiras, que são determinantes, aqui como no Estado. Por isso fizemos uma opção de mecenato cultural, tal como faz o ministro da Cultura", reforça o autarca. Até Agosto de 2001, a empresa Multi Development Portugal vai suportar a manutenção e reconstrução da linha, orçada em 2,5 milhões de euros (mais IVA).

Como funciona transporte da praia

Horários: As nove carreiras entre a Estefânia e a praia começam às 09.20 e terminam aos 18.05. O último eléctrico regressa da praia às 19.00.

 

 

  Enviar por E-mail   Imprimir

 

Adriano Filipe

 

 

 

 

 

Copyright www.adrianofilipe.com
Solução e Alojamento WebSys PACK Empresas

Realização WebSys, Desenvolvimento WebSys SOFT