http://www.adrianofilipe.com

geral@adrianofilipe.com

 

Navegação

 » Eu, Adriano Filipe
 » O meu Clube - Até 12.06.2016
 » O meu Concelho
 » A minha Freguesia

 

 » A Minha Biografia
 » Meus Apontamentos
 » Minha Galeria
 » Minhas Fotografias
 » Na Comunicação Social
 » Ser Cidadão

 

 

 

» Página Inicial » Eu, Adriano Filipe

 

 

 

 

Associação de Futebol de Lisboa comemora 99 anos

( Quarta-feira, 23 de Setembro de 2009 )

A Associação de Futebol de Lisboa comemora hoje, o seu 99º. Aniversário, com um jantar que se realiza na Quinta da Madre de Deus em Sintra, para o qual foram convidados todos os seus Órgãos Sociais, todos os seus Funcionários, todos os Clubes filiados, para alem de outras individualidades, ligadas ao Desporto e à Politica.

 

Para mim é uma honra, para alem de pertencer à Direcção da Associação, o jantar realiza-se na Quinta da Madre de Deus, situada na Minha Freguesia.

 

Na qualidade de Presidente da Junta de Freguesia, quero felicitar a Associação de Futebol de Lisboa, por mais um Aniversário e agradecer terem escolhido um restaurante na Minha Freguesia, para a comemoração deste Aniversário.

 

Em baixo reproduzo o Historial da Associação de Futebol de Lisboa, retirado do seu site bem como a localização da Quinta da Madre de Deus, basta clicar AQUI.

Adriano Filipe

 

“Historial

Em 1884, Guilherme Pinto Basto, que estudava em Inglaterra, trouxe para Portugal a primeira bola de futebol, que causou muito alvoroço pela novidade de um jogo desconhecido no nosso País.

 

No entanto, ao que se sabe, serviu apenas para mostrar como era a Bola com que os ingleses jogavam tendo-a Guilherme Pinto Basto guardado como lembrança dos seus tempos de estudante e da prática da modalidade em Inglaterra.

Posteriormente, em 1888, seus irmãos Eduardo e Frederico trouxeram também uma Bola. Então, os três irmãos, que na Grã-Bretanha tinham aprendido as Técnicas e as Leis do jogo, começaram a interessar os amigos para o futebol que passaram a praticar aos Domingos.

 

Dava assim o futebol os primeiros passos no nosso País entusiasmando os jovens da época que, nessa altura se encontravam alheios à prática de desporto.

Este grupo fez a sua primeira exibição em Cascais no final da época de banhos tendo assistido a Corte e a Sociedade elegante.

Foi um grande êxito sentido por toda a gente, sem distinções de idades levando o jogo a desenvolver-se com grande entusiasmo.

 

Em 1889 disputou-se um jogo entre a selecção dos grupos que se exibiam em Cascais e uma equipa formada por ingleses.

Para o efeito escolheu-se um terreno central em Lisboa para que a propaganda do jogo tivesse maior acolhimento e difusão, principalmente entre o povo. O jogo foi feito num terreno situado no Campo Pequeno, onde mais tarde se construiu a Praça de Touros, tendo-se marcado as linhas e colocado balizas.

Tal foi o êxito, que a seguir a este muitos outros desafios se seguiram, pois o futebol de dia para dia captava cada vez mais adeptos.

Pensou-se arranjar um novo campo, pois o do Campo Pequeno era impróprio e descampado. Passou a ser em Belém o local de reunião dos adeptos do novo jogo que era disputado com orientação definida e um grande conhecimento das suas regras.

 

Os irmãos Pinto Basto decidiram formar um Clube, que denominaram de Lisbonense. Foi o ponto de partida para o aparecimento de vários outros, como consequência do desenvolvimento do jogo, tendo na mesma altura começado a aparecer os grupos escolares. A organização clubista que será a base do desporto português começou com o futebol, tendo o entusiasmo feito surgir vários núcleos impulsionadores do futebol.

 

O interesse atingiu tal nível que em 1894, quando da Comemoração do Centenário Henriquino realizou-se o primeiro encontro Porto/Lisboa, tendo como prémio uma taça oferecida pelo Rei D. Carlos I a que chamaram "Cirp" devido à influência britânica. O desenvolvimento do futebol pedia uma organização, uma entidade para resolver problemas. Por isso mesmo, por vontade dos Clubes, a Liga de Football Association, mas que por ter sido criada sem uma base e face aos problemas complexos que se lhe apresentavam teve uma existência curta.

Mas como o futebol precisava de uma direcção surgiu em 1908 a Liga Portuguesa de Football, tendo sido o Dr. Januário Barreto, antigo aluno e jogador do Casa Pia, o seu Presidente.

Embora fosse criada em ambiente de entusiasmo teve breve existência, devido a problemas surgidos em pleno campeonato que complicavam a vida da Liga que acabou por se afundar.

 

 

  Enviar por E-mail   Imprimir

 

Adriano Filipe

 

 

 

 

 

Copyright www.adrianofilipe.com
Solução e Alojamento WebSys PACK Empresas

Realização WebSys, Desenvolvimento WebSys SOFT