http://www.adrianofilipe.com

geral@adrianofilipe.com

 

Navegação

 » Eu, Adriano Filipe
 » O meu Clube - Até 12.06.2016
 » O meu Concelho
 » A minha Freguesia

 

 » A Minha Biografia
 » Meus Apontamentos
 » Minha Galeria
 » Minhas Fotografias
 » Na Comunicação Social
 » Ser Cidadão

 

 

 

» Página Inicial » Eu, Adriano Filipe

 

 

 

 

Na Reunião de Câmara em defesa das Labruscas

( Terça-feira, 28 de Julho de 2015 )

Hoje estive na reunião de Câmara, onde entrevi, em defesa do Espaço das Labruscas, antes da minha intervenção, que em baixo a publico na íntegra, quero deixar duas notas:

 

A primeira é para o Senhor Presidente, que manifestou estar zangado comigo por ter escrito num email o seguinteCertamente esta e outras situações do género, tem pouca importância para o Senhor Presidente, porque não é natural de Sintra, nunca morou em Sintra, mas Senhor Presidente para os que nasceram e residem nesta zona, isto é muito importante, as pessoas gostam de preservar o que é antigo”.

 

Segundo o Senhor Presidente me disse, morou em Sintra e tem duas filhas nascidas em Sintra, pedi desculpa invocando que não tive a intenção de ser depreciativo, mas somente que estava a falar de um tanque de lavar e de uma fonte, pequenas coisas, e também que nunca tinha ouvido ou lido, que o Senhor Presidente, tinha morado em Sintra, por esta situação;

 

Quero aqui, mais uma vez, apresentar as minhas desculpas.

 

A segunda nota vai para um dos seus assessores, de nome Rui Mateus, que quando conversava sobre este tema à saída com o Senhor Presidente, não gostou de me ver a falar, tendo-me empurrado contra a porta e colocado a sua mão direita na minha cara, colocando-se à minha frente, para estupefação dos presentes, atitude que registei negativamente, que em breve será ultrapassada.

 

Agora sim, a minha intervenção. 

 

Senhor Presidente

Senhoras e Senhores Vereadores

Restantes Senhoras e Senhores, presentes na sala

 

Bom dia e muito obrigado por ter aceite a minha inscrição, permitindo assim que pessoalmente possa expor o meu pedido.

 

Após alguns emails enviados, informando da degradação do espaço das Labruscas, quer a V. Exa., quer à União de Freguesias de Sintra, emails esses que nunca obtiveram resposta.  

 

 É sobre esse espaço que venho pedir a intervenção do Senhor Presidente para a resolução do mesmo, uma situação que se arrasta há mais de um ano.

 

Este espaço é situado na Várzea de Sintra, na área geográfica da freguesia de São Martinho, foi remodelado pela Junta de Freguesia com o apoio da Câmara em Agosto de 2009, uma remodelação que constou da reparação de uma fonte construída em pedra, reparação do tanque de lavar roupa, que foi muito utilizado pela população, construção de uma churrasqueira, construção de um espaço ajardinado, construção de um espaço para merendas, com uma mesa em madeira e respetivos bancos, estava lindo Senhor Presidente, como pode ver pelas fotos que lhe vou dar, veja como este espaço era, como ficou e como está.

 

Como disse anteriormente, há mais de um ano que se encontra totalmente degradado e abandonado, este espaço que conta com uma vista soberba para a serra de Sintra, tem a churrasqueira partida, a mesa de madeira foi roubada, falta um portão, os tanques onde lavavam a roupa estão cheios de lixo, as paredes com grafites, os lavadouros em pedra foram arrancados e roubados, os canteiros estão cheios de ervas, uma tristeza, uma vergonha Senhor Presidente.

 

Infelizmente não é só este o espaço que está abandonado, na área geográfica de São Martinho, há muitos outros Senhor Presidente, que também peço a intervenção de V. Exa., para a sua resolução.

 

Há espaços verdes que deram lugar a espaços secos e com ervas

Existem passeios cobertos de ervas

Existem valetas cheias de ervas

As estradas não têm os riscos pintados.

Existem estradas esburacadas.

Existe sinalização envelhecida.

Recentemente as passadeiras para atravessamento dos peões, foram repintadas, um melhoramento que agradeço.

 

Senhor Presidente não imagina quanto me custa ver a minha freguesia nesta situação, freguesia onde nasci em 1954 onde vivo desde essa data e ininterruptamente, freguesia para a qual trabalhei arduamente mas com muito gosto e enorme prazer, durante doze anos, conseguindo com apoios e ajudas da Administração Central, da Câmara, dos Smas, das Empresas Municipalizadas, dota-la com várias infraestruturas e foram muitas, graças a Deus,  

 

Hoje ao ver muitas delas abandonadas ou mal tratadas. É triste muito triste, é uma grande dor que sinto Senhor Presidente.

 

É por tudo isto que encarecidamente lhe peço Senhor Presidente, o seu interesse, a sua humildade o seu empenhamento, para ordenar a resolução destas situações.

 

Por ultimo Senhor Presidente, peço-lhe o favor não se deixe tentar, para a demolição deste espaço das Labruscas, como aconteceu com o seu antecessor, em 2006 quando os serviços da câmara, queriam demolir o Lavadouro das Calhordas, na Vila de Sintra, na altura a Junta de Freguesia opôs-se e a própria junta o recuperou, hoje continua a ser visitado por muitos turistas, veja estas fotos, como estava e como ficou,

 

Muito obrigado Senhor Presidente e Senhores Vereadores, por me terem escutado e peço desculpa, por algo que tenha dito e que não fosse do vosso agrado.

 

Adriano Filipe


 

 

  Enviar por E-mail   Imprimir

 

Adriano Filipe

 

 

 

 

 

Copyright www.adrianofilipe.com
Solução e Alojamento WebSys PACK Empresas

Realização WebSys, Desenvolvimento WebSys SOFT